Olá, tudo bem?
Muito prazer, sou a Ju e hoje peço licença ao Léo para escrever este editorial - ele volta nos próximos, fiquem tranquilos!
Final de ano, época de avaliar tudo o que passou e se organizar para as próximas novidades, e claro, desafios rs. 2024 foi um ano e tanto, afinal, saiu do papel a ideia de um cara que tinha muito conteúdo guardado (e organizado) sobre o universo de venture capital. Mas nada disso seria possível, se ele não tivesse um melhor amigo de infância que mandasse muito bem em tecnologia.
Voilá. Abril, vc.clopedia no ar!
Eu os conheci através de um post no linkedin. Achei a ideia incrível. Tínhamos uma amiga em comum e dois calls depois, tinha certeza que queria estar perto desses caras. O santo bateu, simples assim!
Desde então, a nossa plataforma só cresceu. O volume de conteúdo, que já era grande, aumentou. Melhoramos a usabilidade depois de alguns feedbacks. Lançamos a versão mobile. As árvores ganharam uma nova forma de visualização. As bibliotecas pessoais começaram a ser usadas. Os conteúdos passaram a ser compartilhados pelos nossos usuários e vc.clopedia ganhou ainda mais corpo.
Aquele plano de cinco etapas de crescimento, deu certo! Ta dando, na real, ainda estamos nas fases iniciais, mas temos bastante orgulho do que está sendo construído. A cereja do bolo foi a vinda dos moderadores. Nosso time passou a ter outros nove profissionais referências do mercado, cada um focando no que realmente é bom na hora de curar conteúdo para vocês. Desde então, nossos encontros ficaram mais ricos, nossa curadoria foi reorganizada e a régua subiu.
Neste meio tempo, conhecemos o termo “jardim digital” e caso você não seja familiarizado, segundo a antropóloga Maggie Appleton, ele se refere a “uma coleção de ideias em evolução que não são estritamente organizadas por sua data de publicação”. Elas são inerentemente exploratórias. Não são refinadas ou completas – são publicadas como pensamentos inacabados que crescerão e evoluirão ao longo do tempo. Elas são menos rígidas, menos performáticas e menos perfeitas do que os sites pessoais que estamos acostumados a ver”.
E então, ufa, dezembro.
Agora que temos um conceito no qual nos enquadramos, um produto em pleno desenvolvimento e um time de excelência, não poderia estar mais empolgada para começar 2025. Nosso objetivo é nos tornarmos relevantes no ecossistema, dispondo de conteúdos que ajudem profissionais a tomar decisões, crescer em suas carreiras e suportar as mais diferentes questões do dia a dia. Sem falar, da força da IA, que pode colocar a vc.clopedia em outro patamar. Quem sabe ainda no primeiro semestre não teremos outro grande lançamento? 👀
Bom, de qualquer forma, gostaríamos de agradecer a todos os nossos usuários. Afinal, sem vocês, não teria porque existirmos. Cada feedback e elogio que recebemos é um incentivo para continuarmos na construção desse negócio. Agora que nosso jardim digital já está com a fundação sólida, chega a hora de florescermos ainda mais. Estamos muito animados com tudo o que está por vir.
Você é mais do que convidado a nos acompanhar nessa jornada, até ano que vem.
Com carinho, Ju
Os mais acessados do ano!
Com cada vez mais acessos, os queridinhos dos nossos usuários vão mudando, afinal, nossa plataforma é dinâmica como a sua necessidade de conhecimento. Veja mais sobre VC method e Investor update.
O que há de novo?
Nosso lema é te manter atualizado com os melhores conteúdos sobre VC disponíveis na internet, sendo assim, nossa curadoria não para. Confira os mais recentes adicionados:
Sequoia's YouTube Investment Memo por 50 Folds
The Founder’s Guide to Crafting an Investment Memo por Charlie Waldburguer
Founder Personality and Entrepreneurial Outcomes por Data-driven VC
What Mix of WFH and Office Time Is Right for You? por Harvard Business Review
Please, Please Don’t A/B Test That por Tal Raviv
Outperformance: The Power of Power Laws – Which Investments Generate the Greatest Venture Returns: Enterprise or Consumer? por Beezer Clarkson
Why Consumer Subscription Is So Hard, and What to Do About It por Casey Winters
The Stickiest, Most Addictive, Most Engaging, and Fastest-Growing Social Apps—and How to Measure Them por Bennett Carroccio
Gostou do que viu? Compartilhe essa edição e nos ajude a crescer!
Obrigado por chegar aqui, nos vemos em 2025 😎