Fala, pessoal! 👋🏼
Léo aqui :)
Mais uma quinzena se passou e eu sigo muito animado de poder usar esse espaço para trocar ideias com os leitores da vc.clopedia e, portanto, desta news! Sem delongas, retomo a conversa exatamente de onde paramos na última vez: falando do plano.
“Que plano?”, você pergunta. Nas edições anteriores da news, compartilhei com vocês a intenção de expor nossos planos para tornar a vc.clopedia um produto de uso indispensável no ecossistema empreendedor. Sintetizamos a ideia do caminho que estamos percorrendo durante este ano em um projeto de 5 etapas e, hoje, trataremos da terceira: roteirizar os conceitos da vc.clopedia em trilhas!
Vamos falar sobre casos de uso. Por enquanto, o produto é pensado para atender apenas um: buscar referências sobre os conceitos que você quer aprender mais a respeito. Buscamos “apenas” ser melhores do que a primeira página do Google. Isso significa que os leitores já devem saber o que querem, ou, em outras palavras, devem saber por onde começar.
Inclusive, se você tem utilizado a plataforma de alguma outra maneira, vamos adorar te ouvir!
Na Etapa atual, a 2, estamos montando definições autorais para cada um dos 550+ conceitos mapeados. A partir da Etapa 3 do projeto, prevista para começar nos próximos meses, iremos roteirizar conceitos específicos para formar competências um pouco mais extensas. Por exemplo, a competência de “levantar capital” deveria, provavelmente, passar pelos seguintes conceitos (em nenhuma ordem específica; lista não exaustiva):
A ideia por trás é simples: se a vc.clopedia concentra TODOS os conceitos relacionados às atividades empreendedora e fiduciária, então quaisquer competências deste mundinho podem ser formadas a partir de uma roteirização apropriada.
Este será um momento ótimo para nos aproximarmos do ecossistema, afinal, para várias destas competências, já existem organizações espalhadas pela cadeia de valor do empreendedorismo digital que detém domínio e expertise. Quem melhor para te dizer quais conceitos masterizar na hora de escalar uma empresa do que a Endeavor?! Ou, caso seu interesse seja entender como entrar na indústria de VC, o ideal seria poder contar com a bagagem do Emerging VC Fellows.
Assim, um novo caso de uso seria formado: aprender coisas do 0, com a orientação de experts e o suporte de uma enciclopédia de primeira. Do básico ao avançado. Quais trilhas você gostaria de ver por lá? Que organizações deveriam ter uma trilha? Comente conosco e vamos fazer acontecer.
Vamos para a news?
O que tem rolado?
Com cada vez mais acessos, os queridinhos dos nossos usuários vão mudando, afinal, nossa plataforma é dinâmica como a sua necessidade de conhecimento.
O que há de novo?
Nosso lema é te manter atualizado com os melhores conteúdos sobre VC disponíveis na internet, sendo assim, nossa curadoria não para. Confira os mais recentes:
How to build and manage teams | Stanford
Blitzscaling 01: Overview of the Five Stages of Blitzscaling | Greylock Partners
How to set up, hire, and scale a growth strategy and team | Y Combinator
Measuring developer productivity? A response to McKinsey | PragmaticEngineer
What I learned about people that scale | Pedro Franchesci
The Best Posts on SaaS: Metrics, Growth, etc. | David Skok
Alô, comunidade!!
Hoje nosso agradecimento especial vai ao Erik Marins, que indicou mais de uma dezena de conteúdos, inclusive, todos os citados a cima, vieram dele. Dentre as novidades da quinzena que foram ao ar, é incrível saber que nossa comunidade começa a fazer parte da curadoria do que está disponível para você!
Erick, obrigado pelas contribuições, estamos animados para as próximas 😉
Nos vemos em julho